Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

LEDOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE DO PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107069
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "LEDOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE DO PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato visa descrever a importância do ledor humano na aprendizagem de pessoas cegas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como opção metodológica de pesquisa, assumiu-se a abordagem micro-etnográfica realizada através da observação participante em uma escola estadual no município de Santarém, no Pará, em parceria com o Programa Residência Pedagógica, atrelado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/UFOPA), no período de seis meses. Em diálogo com os autores Dias e Vieira (2017) e Adams, Izidoro e Amaral (2020), entre outros, observou-se a ausência do profissional ledor em sala de aula e em como isso impacta no desenvolvimento do estudante cego, suas relações e aprendizado. Logo, demonstra-se que o fenômeno ledor humano na educação de jovens e adultos é uma realidade não efetivada que carece de mais atenção, tendo em vista a importância do seu trabalho na realidade estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667da0a54b6a1_27062024142557.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => "2024-06-27 14:25:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA DE ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "sarine.almeida2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107069
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "LEDOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE DO PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato visa descrever a importância do ledor humano na aprendizagem de pessoas cegas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como opção metodológica de pesquisa, assumiu-se a abordagem micro-etnográfica realizada através da observação participante em uma escola estadual no município de Santarém, no Pará, em parceria com o Programa Residência Pedagógica, atrelado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/UFOPA), no período de seis meses. Em diálogo com os autores Dias e Vieira (2017) e Adams, Izidoro e Amaral (2020), entre outros, observou-se a ausência do profissional ledor em sala de aula e em como isso impacta no desenvolvimento do estudante cego, suas relações e aprendizado. Logo, demonstra-se que o fenômeno ledor humano na educação de jovens e adultos é uma realidade não efetivada que carece de mais atenção, tendo em vista a importância do seu trabalho na realidade estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667da0a54b6a1_27062024142557.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => "2024-06-27 14:25:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA DE ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "sarine.almeida2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente relato visa descrever a importância do ledor humano na aprendizagem de pessoas cegas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como opção metodológica de pesquisa, assumiu-se a abordagem micro-etnográfica realizada através da observação participante em uma escola estadual no município de Santarém, no Pará, em parceria com o Programa Residência Pedagógica, atrelado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/UFOPA), no período de seis meses. Em diálogo com os autores Dias e Vieira (2017) e Adams, Izidoro e Amaral (2020), entre outros, observou-se a ausência do profissional ledor em sala de aula e em como isso impacta no desenvolvimento do estudante cego, suas relações e aprendizado. Logo, demonstra-se que o fenômeno ledor humano na educação de jovens e adultos é uma realidade não efetivada que carece de mais atenção, tendo em vista a importância do seu trabalho na realidade estudada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.