A crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de fontes de energia renovável impulsionaram o interesse e a pesquisa em biocombustíveis. Este artigo discute a importância de abordagens pedagógicas inovadoras, especialmente metodologias ativas, no ensino de biocombustíveis para alunos da educação básica. Para alcançar o que foi proposto, foi adotada uma abordagem metodológica ativa, utilizando maquetes e álbuns seriados para facilitar a compreensão dos diferentes tipos de biocombustíveis em turmas do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio em escolas públicas de Alagoas. Essa abordagem multidisciplinar e participativa permitiu uma melhor compreensão dos biocombustíveis e sua relação com a sustentabilidade. Os estudos revelaram que os alunos demonstraram maior engajamento e interesse, participando ativamente das atividades propostas. Além disso, desenvolveram uma compreensão mais holística dos biocombustíveis, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também os impactos sociais, econômicos e ambientais. A utilização de metodologias ativas mostrou-se eficaz para promover uma aprendizagem significativa para capacitar aos alunos a situações do cotidiano. No entanto, sua implementação bem-sucedida requer um compromisso contínuo com a inovação pedagógica e o apoio institucional adequado. Em suma, este estudo destaca a importância de integrar metodologias ativas no ensino de biocombustíveis para promover uma compreensão mais profunda e crítica dos alunos sobre sustentabilidade energética, preparando-os para enfrentar os desafios do século XXI.