No presente estudo, investigamos a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores e na qualidade da educação básica no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma análise teórica, que permitiu uma compreensão abrangente do impacto do PIBID na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional de futuros professores. Foram examinadas diversas contribuições de autores, com foco na síntese crítica das informações disponíveis sobre o tema. Os resultados observados revelaram que o PIBID proporciona aos estudantes de licenciatura uma oportunidade única de vivenciar a realidade escolar e aplicar seus conhecimentos teóricos em contextos práticos de ensino supervisionado. Concluímos que o programa desempenha um papel fundamental na formação de futuros professores, ao fortalecer a conexão entre teoria e prática, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Esses achados sugerem a necessidade de investimentos contínuos e ampliação do programa, visando aprimorar ainda mais a formação docente e promover uma educação de excelência para todos os alunos brasileiros.