A abordagem experimental na educação química é crucial para uma compreensão aprofundada da radioatividade. Este estudo explora a relação entre processos biológicos e fenômenos físicos, utilizando o escorpião como recurso didático. A prática de ensino foi baseada na experimentação, utilizando materiais como água tônica, luz ultravioleta e escorpiões. Os resultados obtidos demonstraram um engajamento significativo dos alunos e a capacidade de estabelecer conexões entre teoria e prática. A aplicação da prática permitiu que a teoria ganhasse vida diante dos olhos dos discentes, despertando interesse e corroborando os conceitos teóricos estudados. Os objetivos estabelecidos foram alcançados de forma a promover uma compreensão mais abrangente sobre a fluorescência no contexto da radioatividade. A abordagem experimental, aliada ao uso do escorpião como recurso didático, permitiu aos alunos explorar conceitos complexos de forma tangível, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos fenômenos de radioatividade e fluorescência. Além disso, a integração de diferentes disciplinas e a aplicação prática dos conceitos teóricos enriqueceram o processo de ensino, incentivando uma abordagem interdisciplinar e despertando o interesse dos alunos de maneira estimulante.