A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107894 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 3841 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente texto objetiva explorar as atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador. O Subprojeto do PIBID Geografia, na vigência do Edital nº 23 de 2022, objetivou proporcionar vivências e experimentações de ações didáticas coparticipativas no cotidiano da sala de aula que favorecessem reflexões sobre a prática docente, as abordagens teórico- metodológicas e referenciais que constituem a Geografia Escolar. Toda vivência ocorreu no Colégio Estadual Duque de Caxias, uma das escolas parceiras. Vídeos, mapas e jogos foram exemplos de recursos experimentados pela equipe de discentes para o trabalho com os conteúdos das unidades didáticas. Objetivando o desenvolvimento de atividades voltadas ao incremento de formas de mediação didática atentas à dinamização das aulas e a promoção de maior participação e interação dos estudantes, busca-se explorar neste texto a experimentação de recurso didático (Jogo de Tabuleiro), visando o trabalho com o conteúdo “Ásia”, em turma de 9° ano. Tendo como principal objetivo utilizar um recurso didático a qual possibilita os estudantes da escola a construção do conhecimento quanto aos aspectos físicos, naturais e políticos do continente asiático, a proposta visou o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva a respeito do conteúdo. Os resultados alcançados durante a execução do programa reforçam a importância de iniciativas que promovam a integração entre teoria e prática, contribuindo para a qualidade da educação oferecida nas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, AÇÕES COPARTICIPATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667d95721919a_27062024133810.pdf" "created_at" => "2024-06-27 13:38:10" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON NATAN DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "natangeograf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107894 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 3841 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente texto objetiva explorar as atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador. O Subprojeto do PIBID Geografia, na vigência do Edital nº 23 de 2022, objetivou proporcionar vivências e experimentações de ações didáticas coparticipativas no cotidiano da sala de aula que favorecessem reflexões sobre a prática docente, as abordagens teórico- metodológicas e referenciais que constituem a Geografia Escolar. Toda vivência ocorreu no Colégio Estadual Duque de Caxias, uma das escolas parceiras. Vídeos, mapas e jogos foram exemplos de recursos experimentados pela equipe de discentes para o trabalho com os conteúdos das unidades didáticas. Objetivando o desenvolvimento de atividades voltadas ao incremento de formas de mediação didática atentas à dinamização das aulas e a promoção de maior participação e interação dos estudantes, busca-se explorar neste texto a experimentação de recurso didático (Jogo de Tabuleiro), visando o trabalho com o conteúdo “Ásia”, em turma de 9° ano. Tendo como principal objetivo utilizar um recurso didático a qual possibilita os estudantes da escola a construção do conhecimento quanto aos aspectos físicos, naturais e políticos do continente asiático, a proposta visou o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva a respeito do conteúdo. Os resultados alcançados durante a execução do programa reforçam a importância de iniciativas que promovam a integração entre teoria e prática, contribuindo para a qualidade da educação oferecida nas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, AÇÕES COPARTICIPATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667d95721919a_27062024133810.pdf" "created_at" => "2024-06-27 13:38:10" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON NATAN DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "natangeograf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }