Explorando a didática de antocianinas em plantas e frutos no ensino de química, este estudo visa enriquecer a compreensão dos alunos sobre temas ácido-base. Na Semana do Químico de 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá, uma exposição educativa foi desenvolvida, destacando a versatilidade desses compostos. Os procedimentos envolveram a extração de antocianinas de plantas como hibisco, acerola e dracena vermelha, com métodos distintos para cada uma. O hibisco foi preparado por maceração e filtragem, enquanto a acerola teve o pigmento extraído com álcool e filtragem. Já as folhas de dracena vermelha foram submetidas a um processo de imersão em álcool. Os extratos resultantes foram testados em diversas substâncias, como limão, vinagre e sabões, evidenciando as propriedades ácido-base das antocianinas. Os resultados indicam que essa abordagem prática favorece a compreensão dos alunos, proporcionando uma visão tangível da teoria abordada em sala de aula. Essa experiência, além de ser acessível, revela-se como uma alternativa inovadora para o ensino de química, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.