O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento, execução e resultados de uma oficina focada no gênero textual Crônica, a qual foi ministrada para alunos surdos da Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue para Surdos Professor Astério de Campos, na cidade de Belém do Pará. A oficina foi realizada por bolsistas do subprojeto interdisciplinar Letras e Libras do PIBID-UFPA, intitulado “Práticas Literárias Para Alunos Surdos”, e teve por objetivo colaborar no aprendizado do gênero literário em questão. A oficina consistiu na exposição dos conceitos, características e exemplos sobre o gênero, roda de conversa, finalizando com a proposta de produção de uma crônica na Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de fotos levadas pelos alunos, além da realização de um quiz. Observou-se que os discentes aceitaram bem a proposta e participaram efetivamente de todos os momentos da oficina. Com base na atividade realizada, verificou-se que os alunos conseguiram assimilar uma grande parte do conteúdo trabalhado, mostrando que entenderam os principais elementos do gênero. As reflexões posteriores à execução da oficina apontam a importância e a necessidade da adaptação dos materiais a serem trabalhados com os alunos surdos, utilizando sempre sua língua materna para ministrar os conteúdos desejados; além de demonstrar a relevância de efetivar a participação do discente em todo o processo de ensino-aprendizagem.