A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PARTE DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA: FUNDAMENTOS, RELATOS E PERCEPÇÕES DA REGÊNCIA ASSISTIDA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107641 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 2342 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PARTE DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA: FUNDAMENTOS, RELATOS E PERCEPÇÕES DA REGÊNCIA ASSISTIDA" "resumo" => "O texto que segue apresenta o relato da regência assistida de dois residentes, realizada no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido no curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Para isso, fundamenta-se nos estudos do papel das Licenciaturas e do PRP na formação inicial de professores, observando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular, a diversidade e as competências do egresso do curso de Licenciatura em Computação. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o tema, tratando-se de um relato de experiência do caso específico da escola campo, a saber, o Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Observa-se que o PRP constitui-se como política que fortalece e contribui significativamente para a formação inicial, proporcionando aos residentes vivências em todo fazer docente, acompanhados pelo orientador e preceptor, o que favorece as aprendizagens. A regência assistida, após todo a fundamentação e acompanhamento, consolida-se como reflexão-ação-reflexão do conhecimento técnico da área computacional e pedagógica, aproximando teoria-prática, bem como as Instituições de Ensino Superior da realidade escolar e o inverso de igual modo. Indica a potencialidade do PRP para os residentes, bem como seus resultados favorecem a consolidação das licenciaturas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2342_TB1023_25042024141200.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISON DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JANISON" "autor_email" => "janison.oliveira@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107641 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 2342 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PARTE DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA: FUNDAMENTOS, RELATOS E PERCEPÇÕES DA REGÊNCIA ASSISTIDA" "resumo" => "O texto que segue apresenta o relato da regência assistida de dois residentes, realizada no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido no curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Para isso, fundamenta-se nos estudos do papel das Licenciaturas e do PRP na formação inicial de professores, observando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular, a diversidade e as competências do egresso do curso de Licenciatura em Computação. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o tema, tratando-se de um relato de experiência do caso específico da escola campo, a saber, o Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Observa-se que o PRP constitui-se como política que fortalece e contribui significativamente para a formação inicial, proporcionando aos residentes vivências em todo fazer docente, acompanhados pelo orientador e preceptor, o que favorece as aprendizagens. A regência assistida, após todo a fundamentação e acompanhamento, consolida-se como reflexão-ação-reflexão do conhecimento técnico da área computacional e pedagógica, aproximando teoria-prática, bem como as Instituições de Ensino Superior da realidade escolar e o inverso de igual modo. Indica a potencialidade do PRP para os residentes, bem como seus resultados favorecem a consolidação das licenciaturas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2342_TB1023_25042024141200.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISON DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JANISON" "autor_email" => "janison.oliveira@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }