O texto que segue apresenta o relato da regência assistida de dois residentes, realizada no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido no curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Para isso, fundamenta-se nos estudos do papel das Licenciaturas e do PRP na formação inicial de professores, observando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular, a diversidade e as competências do egresso do curso de Licenciatura em Computação. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o tema, tratando-se de um relato de experiência do caso específico da escola campo, a saber, o Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Observa-se que o PRP constitui-se como política que fortalece e contribui significativamente para a formação inicial, proporcionando aos residentes vivências em todo fazer docente, acompanhados pelo orientador e preceptor, o que favorece as aprendizagens. A regência assistida, após todo a fundamentação e acompanhamento, consolida-se como reflexão-ação-reflexão do conhecimento técnico da área computacional e pedagógica, aproximando teoria-prática, bem como as Instituições de Ensino Superior da realidade escolar e o inverso de igual modo. Indica a potencialidade do PRP para os residentes, bem como seus resultados favorecem a consolidação das licenciaturas.