O presente estudo é fruto de questionamentos de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ao correlacionarem as disciplinas ofertadas na graduação com a prática docente. Tem como objetivo analisar o currículo concebido para o Componente Curricular Arte na linguagem música no Ensino Fundamental de Escola Pública em Belém do Pará. Por meio de Análise documental das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental 2023 do Município de Belém, foram selecionados e organizados trechos do documento e, posteriormente, analisados e discutidos à luz da fundamentação teórica. Observamos a organização de ciclos de formação, totalidades dos conhecimentos e os objetivos das aprendizagens da Arte, cuja comparação das tabelas de Ciclo de formação e Totalidades do Conhecimento revelou a presença em ambas de interculturalidade, entendimento e expressão do sujeito com a sociedade e a pesquisa. Além disso, constatamos que o currículo defende o entendimento da concepção de Artes e não o aprofundamento técnico em cada linguagem artística.