O trabalho aborda a importância do lúdico, mais especificamente a leitura dramática no ensino escolar, através de um relato de experiência, com foco na performance para uma compreensão mais profunda dos textos. Foi realizada uma oficina, que teve como objetivo principal a leitura do texto dramático "Maria Roupa de Palha" de Lourdes Maria, utilizando o método performático para engajar os alunos. Dividida em três partes, a oficina abordou desde conceitos básicos de leitura até a prática da leitura dramática. Os resultados mostraram entusiasmo dos alunos, melhorias na habilidade de leitura, aumento da confiança e expressividade, além de um maior interesse pela leitura e escrita. A diversidade de gêneros literários explorados ao final da oficina também contribuiu para esse sucesso. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos refletiu-se em um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas subsequentes. Pode-se dizer que a oficina deixou um impacto duradouro no desenvolvimento literário e pessoal dos alunos, demonstrando a eficácia do método dramático na promoção da leitura.