A pandemia da COVID 19 e o isolamento social promoveu alterações repentinas no processo de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras. Estudos indicam que a troca do ensino presencial no ambiente escolar pelo virtual demandou práticas pedagógicas diferenciadas no processo de alfabetização das crianças, acentuando os problemas que já existiam antes da pandemia. Este estudo relata a experiência das acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, dirigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, expondo de forma descritiva e reflexiva as estratégias de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. Os dados foram coletados através da observação, entrevista e análise documental. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de atividades diferenciadas no processo de alfabetização e letramento utilizadas em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental pós isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Constatou-se que a elaboração de um trabalho em conjunto contribuiu para que aqueles alunos que apresentavam dificuldades pudessem avançar. Diante da jornada de alfabetização compartilhada neste estudo, pode-se concluir a clara importância da prática reflexiva e do engajamento contínuo na busca por estratégias eficazes de ensino. Os resultados demonstraram que essa busca deve estar permeada pela constante adaptação às necessidades individuais dos alunos, reconhecendo a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem, e enfrentando os desafios com determinação.