As experiências no ensino de Geografia através do Pibid, permitem renovar as metodologias adotadas no ensino da disciplina, propondo um raciocínio acerca das práticas pedagógicas e de suas concepções geográficas, o que facilita no entendimento das condições de aprendizagem na educação básica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as aulas de Geografia no ensino médio e inserir novas práticas didáticas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, na perspectiva de despertar no aluno, o interesse pelo aprender, instigando o raciocínio, foi realizado pesquisas sobre atividades lúdicas, com a proposta de tirar os alunos da rotina teórica. Dessa maneira, foi inserido a utilização de um jogo didático-pedagógico, consistindo em um Bingo Educativo, como ferramenta auxiliar do estudo de conceitos geográficos, priorizando questões relacionadas ao tema de urbanização. Durante a aplicação da dinâmica os alunos demonstraram interesse e predisposição para a novidade apresentada. Tal fato, facilitou no desempenho da dinâmica, que inclusive demonstrou que os estudantes estão dispostos a aprender, com instrumentos que fogem ao ensino tradicional, e que acabam despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento através de novas metodologias. A aplicação das atividades lúdicas são muito importantes em todas as etapas de ensino, pois contribuem como auxílio didático complementar nas aulas, sendo eficiente para a construção e reconstrução do aprendizado escolar, estimulando a participação e o intelecto dos educandos, sem deixar de lado a serenidade dos conteúdos a serem lecionados.