O ensino tradicional de história é caracterizado por um viés positivista, que evidencia os grandes acontecimentos e seus “heróis”, anulando a participação social de homens e mulheres comuns da sociedade, que contribuíram para essa movimentação histórica. Assim, o presente resumo tem como objetivo apresentar a introdução da história local nas aulas de história, como forma de romper com o ensino positivista e incluir os alunos e a comunidade na narrativa histórica, por meio da discussão do papel da memória e da identidade regional. Tendo como princípio basilar as vivências empíricas no contexto escolar, realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na escola Monsenhor José Soares em Arapiraca-Al. A metodologia utilizada foi a imersão organizada, em que o licenciando conhece o ambiente escolar sob o acompanhamento de um professor-supervisor, que atua na educação básica, e um professor-coordenador, na universidade, que realiza discussões teóricas semanalmente. O estudo indicou que ao trabalhar a história local nas aulas de história é possível aproximar o conhecimento histórico dos alunos, inserindo-os no processo histórico e refletindo sobre a sua realidade social