PADRÕES DIFUSOS DE GÊNERO NO FUTSAL FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107347 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 2097 "titulo" => "PADRÕES DIFUSOS DE GÊNERO NO FUTSAL FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => "Ao examinar a imposição de padrões de gênero na educação física escolar, em particular no contexto do futsal, é notório um ambiente marcado por estereótipos que marginalizam as mulheres. Por meio de um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), procura-se abordar e refletir sobre essas questões. A metodologia envolveu análise retrospectiva de um torneio interclasse, que revelou baixo interesse das alunas pelo futsal devido ao ambiente predominantemente masculino, refletindo estereótipos de habilidade e capacidade física. A organização hierárquica no intervalo reforçou esses padrões, dificultando o acesso das estudantes aos espaços. A criação de dois times femininos de futsal durante o interclasse exigiu modificações nas normas para permitir participação de alunas de diferentes turmas. No entanto, a gestão escolar culpabilizou as estudantes pela falta de ocupação dos espaços esportivos, ignorando os fatores estruturais que contribuem para essa problemática. É crucial uma ação conjunta para desconstruir preconceitos e promover espaços mais democráticos, como proposto por Silva (2023). Chegou-se à conclusão de que a educação física pode ser uma ferramenta benéfica para fomentar equidade de gênero na escola, desde que sejam empregadas estratégias educacionais que fomentem a autoconfiança das alunas e superem os estereótipos de gênero. Isso requer maior apoio da gestão escolar e iniciativas que envolvam subjetivamente e incluam a participação objetiva das estudantes nos espaços esportivos, promovendo debates sobre mulheres no esporte e reservando horários e espaços para elas. Essas ações são fundamentais para incentivar a participação das meninas em todas as modalidades esportivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2097_TB508_25042024074304.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANY VITORIA VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANY VIEIRA" "autor_email" => "joanyvitoria30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107347 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 2097 "titulo" => "PADRÕES DIFUSOS DE GÊNERO NO FUTSAL FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => "Ao examinar a imposição de padrões de gênero na educação física escolar, em particular no contexto do futsal, é notório um ambiente marcado por estereótipos que marginalizam as mulheres. Por meio de um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), procura-se abordar e refletir sobre essas questões. A metodologia envolveu análise retrospectiva de um torneio interclasse, que revelou baixo interesse das alunas pelo futsal devido ao ambiente predominantemente masculino, refletindo estereótipos de habilidade e capacidade física. A organização hierárquica no intervalo reforçou esses padrões, dificultando o acesso das estudantes aos espaços. A criação de dois times femininos de futsal durante o interclasse exigiu modificações nas normas para permitir participação de alunas de diferentes turmas. No entanto, a gestão escolar culpabilizou as estudantes pela falta de ocupação dos espaços esportivos, ignorando os fatores estruturais que contribuem para essa problemática. É crucial uma ação conjunta para desconstruir preconceitos e promover espaços mais democráticos, como proposto por Silva (2023). Chegou-se à conclusão de que a educação física pode ser uma ferramenta benéfica para fomentar equidade de gênero na escola, desde que sejam empregadas estratégias educacionais que fomentem a autoconfiança das alunas e superem os estereótipos de gênero. Isso requer maior apoio da gestão escolar e iniciativas que envolvam subjetivamente e incluam a participação objetiva das estudantes nos espaços esportivos, promovendo debates sobre mulheres no esporte e reservando horários e espaços para elas. Essas ações são fundamentais para incentivar a participação das meninas em todas as modalidades esportivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2097_TB508_25042024074304.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANY VITORIA VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANY VIEIRA" "autor_email" => "joanyvitoria30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }