Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DE NARRATIVAS LOCAIS COMO ESTÓRIAS DE MITOS E LENDAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 9° ANO DA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ CEZAR PINHEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107100
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DE NARRATIVAS LOCAIS COMO ESTÓRIAS DE MITOS E LENDAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 9° ANO DA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ CEZAR PINHEIRO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade exteriorizar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) para a formação continuada dos graduandos do curso de licenciatura em Geografia e Educação do campo, Ciências Humanas e Sociais do IFPA Campus Bragança-PA, cujo objetivo é descrever as principais atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar entre os bolsistas e gestão pedagógica da Escola Maria de Nazaré Cezar Pinheiro em que por meio de metodologias inovadoras foram obtidos resultados pertinentes acerca dos desafios enfrentados pelo profissional da área da educação como a falta de recursos didáticos pedagógicos, políticas públicas, estrutura física, sendo elementos primordiais no processo de ensino aprendizagem do professor e educando, além da ausência da aproximação da realidade do aluno no ambiente escolar e as dificuldades para terem acesso a uma educação que valorize seus saberes locais, especificidades, particularidades e, sobretudo no fortalecimento da identidade cultural de sujeitos do campo. A intenção do PIBID é promover a união das secretarias estaduais e municipais com as universidades públicas, visando melhorar o ensino nas escolas públicas municipais e/ou estaduais o mesmo auxilia de forma positiva no ensino de aprendizagem nas escolas, pois mediante a execução de projetos desenvolvidos pelos participantes do programa juntamente com o apoio de professores é possível incentivar a curiosidade e a participação destes em estabelecerem procedimentos metodológicos capazes de colocar o educando no centro da busca do conhecimento, permitindo a construção de pensamentos críticos no que diz respeito ao senso comum e cientifico para assim fortalecer a cultura local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID577_TB74_25042024165742.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA JAQUELINE DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jaqueline"
    "autor_email" => "jaquelinesilva18041999@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107100
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DE NARRATIVAS LOCAIS COMO ESTÓRIAS DE MITOS E LENDAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 9° ANO DA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ CEZAR PINHEIRO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade exteriorizar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) para a formação continuada dos graduandos do curso de licenciatura em Geografia e Educação do campo, Ciências Humanas e Sociais do IFPA Campus Bragança-PA, cujo objetivo é descrever as principais atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar entre os bolsistas e gestão pedagógica da Escola Maria de Nazaré Cezar Pinheiro em que por meio de metodologias inovadoras foram obtidos resultados pertinentes acerca dos desafios enfrentados pelo profissional da área da educação como a falta de recursos didáticos pedagógicos, políticas públicas, estrutura física, sendo elementos primordiais no processo de ensino aprendizagem do professor e educando, além da ausência da aproximação da realidade do aluno no ambiente escolar e as dificuldades para terem acesso a uma educação que valorize seus saberes locais, especificidades, particularidades e, sobretudo no fortalecimento da identidade cultural de sujeitos do campo. A intenção do PIBID é promover a união das secretarias estaduais e municipais com as universidades públicas, visando melhorar o ensino nas escolas públicas municipais e/ou estaduais o mesmo auxilia de forma positiva no ensino de aprendizagem nas escolas, pois mediante a execução de projetos desenvolvidos pelos participantes do programa juntamente com o apoio de professores é possível incentivar a curiosidade e a participação destes em estabelecerem procedimentos metodológicos capazes de colocar o educando no centro da busca do conhecimento, permitindo a construção de pensamentos críticos no que diz respeito ao senso comum e cientifico para assim fortalecer a cultura local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID577_TB74_25042024165742.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA JAQUELINE DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jaqueline"
    "autor_email" => "jaquelinesilva18041999@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho tem como finalidade exteriorizar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) para a formação continuada dos graduandos do curso de licenciatura em Geografia e Educação do campo, Ciências Humanas e Sociais do IFPA Campus Bragança-PA, cujo objetivo é descrever as principais atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar entre os bolsistas e gestão pedagógica da Escola Maria de Nazaré Cezar Pinheiro em que por meio de metodologias inovadoras foram obtidos resultados pertinentes acerca dos desafios enfrentados pelo profissional da área da educação como a falta de recursos didáticos pedagógicos, políticas públicas, estrutura física, sendo elementos primordiais no processo de ensino aprendizagem do professor e educando, além da ausência da aproximação da realidade do aluno no ambiente escolar e as dificuldades para terem acesso a uma educação que valorize seus saberes locais, especificidades, particularidades e, sobretudo no fortalecimento da identidade cultural de sujeitos do campo. A intenção do PIBID é promover a união das secretarias estaduais e municipais com as universidades públicas, visando melhorar o ensino nas escolas públicas municipais e/ou estaduais o mesmo auxilia de forma positiva no ensino de aprendizagem nas escolas, pois mediante a execução de projetos desenvolvidos pelos participantes do programa juntamente com o apoio de professores é possível incentivar a curiosidade e a participação destes em estabelecerem procedimentos metodológicos capazes de colocar o educando no centro da busca do conhecimento, permitindo a construção de pensamentos críticos no que diz respeito ao senso comum e cientifico para assim fortalecer a cultura local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.