Este trabalho versa sobre um relato de experiência para apresentar como se deu a idealização e a criação do Projeto Rota Química que consiste em um projeto para a confecção de um livreto didático em processo colaborativo com o propósito de oferecer suporte aos professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) onde se apresenta pontos turísticos da cidade de Belém/Pará. A elaboração adotou como procedimentos metodológicos o estudo dos espaços escolhidos, planejamento, visitação, escrita e elaboração do design gráfico. Essa iniciativa representa uma valiosa contribuição para o ensino contemporâneo, uma vez que não se limitam ao ambiente tradicional da sala de aula, mas expandem as fronteiras do aprendizado para além de suas paredes de forma contextualizada inserindo de fato o educador e educando no contexto social. Os resultados esperados consistem na dinamização do ensino das disciplinas envolvidas em espaços não formais de ensino e motivação no processo de ensino e aprendizagem. Em conclusão, esta experiência, enquanto residente, proporcionou-me a oportunidade de aplicar minha formação acadêmica de maneira teórica e prática, enriquecendo meu aprendizado docente de forma significativa.