A Educação Musical é um campo de estudo abrangente que se concentra no ensino e aprendizado da música em diversos contextos, desde a infância até a idade adulta. Inclui áreas como teoria musical, prática instrumental ou vocal, apreciação musical, história da música, composição, improvisação e corporeidade, que envolve o movimento corporal na compreensão musical. Este relato de experiência objetiva, de forma geral, explorar o impacto das atividades de educação musical que incorporam o movimento corporal, planejadas com base na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, na compreensão musical e no engajamento dos estudantes do 7° ano 3 - Avançar, da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. Os objetivos específicos consistem em analisar as percepções dos alunos sobre a integração da música e do movimento corporal nas atividades práticas, avaliar o impacto das atividades que incorporam o movimento corporal na compreensão dos conceitos musicais e investigar o nível de engajamento e participação dos alunos durante as atividades de educação musical que exploram a interação entre música e corporeidade. Esse relato de experiência foi obtido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma ação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro do Coroado, na Zona Leste de Manaus. O relato é de abordagem qualitativa, descritiva, tendo como método a ação participante, visto que o discente participa do contexto proposto, juntamente com os sujeitos envolvidos.