Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMA DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VITORIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107349
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMA DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VITORIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar as vivências experimentadas ao longo dos dois primeiros ciclos do Programa de Residência Pedagógica, por parte de um residente matriculado no Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Vitória da Conquista. O foco da análise recai sobre uma turma destinada à regularização do fluxo escolar. Trata-se de um trabalho descritivo com uma abordagem qualitativa e exploratória, partindo das práticas desenvolvidas em sala de aula com a turma de Fluxo, em um Colégio Estadual no município de Vitoria da Conquista. Considerando os desafios e dificuldades da prática docente foi possível desenvolver atividades e práticas, nas quais se constatou a importância da correlação entre o cotidiano dos alunos e as aulas elaboradas, sendo perceptível o avanço no aprendizado dos alunos, quando do uso de metodologias ativas que correlacionam a vida prática dos estudantes com os conhecimentos escolares. Utilizado metodologias e abordagem que se relacionasse com a vida cotidiana dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID22_TB511_22042024090204.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA NOÉLIA OLIVEIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicanb28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107349
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMA DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VITORIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar as vivências experimentadas ao longo dos dois primeiros ciclos do Programa de Residência Pedagógica, por parte de um residente matriculado no Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Vitória da Conquista. O foco da análise recai sobre uma turma destinada à regularização do fluxo escolar. Trata-se de um trabalho descritivo com uma abordagem qualitativa e exploratória, partindo das práticas desenvolvidas em sala de aula com a turma de Fluxo, em um Colégio Estadual no município de Vitoria da Conquista. Considerando os desafios e dificuldades da prática docente foi possível desenvolver atividades e práticas, nas quais se constatou a importância da correlação entre o cotidiano dos alunos e as aulas elaboradas, sendo perceptível o avanço no aprendizado dos alunos, quando do uso de metodologias ativas que correlacionam a vida prática dos estudantes com os conhecimentos escolares. Utilizado metodologias e abordagem que se relacionasse com a vida cotidiana dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID22_TB511_22042024090204.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA NOÉLIA OLIVEIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicanb28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as vivências experimentadas ao longo dos dois primeiros ciclos do Programa de Residência Pedagógica, por parte de um residente matriculado no Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Vitória da Conquista. O foco da análise recai sobre uma turma destinada à regularização do fluxo escolar. Trata-se de um trabalho descritivo com uma abordagem qualitativa e exploratória, partindo das práticas desenvolvidas em sala de aula com a turma de Fluxo, em um Colégio Estadual no município de Vitoria da Conquista. Considerando os desafios e dificuldades da prática docente foi possível desenvolver atividades e práticas, nas quais se constatou a importância da correlação entre o cotidiano dos alunos e as aulas elaboradas, sendo perceptível o avanço no aprendizado dos alunos, quando do uso de metodologias ativas que correlacionam a vida prática dos estudantes com os conhecimentos escolares. Utilizado metodologias e abordagem que se relacionasse com a vida cotidiana dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.