Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÃO DO PIBID NA EMEIF PROFª NOÊMIA DA SILVA MARTINS, CAMETÁ – PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107171
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÃO DO PIBID NA EMEIF PROFª NOÊMIA DA SILVA MARTINS, CAMETÁ – PA"
    "resumo" => "A experimentação no ensino de Ciências é de extrema importância e praticamente indiscutível, as aulas práticas/experimentais motivam os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo a utilização de um experimento enquanto recurso didático nas aulas práticas de Ciências, evidenciando a Genética. Elaborado por bolsistas do PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 9° ano da EMElF Profª Noêmia da Silva Martins, cidade de Cametá/PA. A aula se deu em dois momentos, uma parte teórica expositiva/dialogada e uma prática experimental. O diálogo conduzido pelos bolsistas despertou o interesse dos educandos, os mesmos puderam falar sobre suas curiosidades, questionamentos e quais pontos lhes chamaram mais atenção. Neste cenário, foi possível analisar que a experimentação se tornou um tipo de atividade que pôde auxiliar na compreensão dos conceitos repassados teoricamente e despertou nos alunos a atenção e o interesse, o que facilita a aprendizagem. A experimentação é uma ferramenta didática importante para o ensino de Ciências, e que sempre deve ser complementada com outras estratégias pedagógicas que reforcem os conceitos teóricos e estimulem o aprendizado e a reflexão crítica dos alunos, sobre o mundo ao seu redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID528_TB193_24042024031844.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA BATISTA JÁIME"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA JÁIME"
    "autor_email" => "eliana.jaime@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107171
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÃO DO PIBID NA EMEIF PROFª NOÊMIA DA SILVA MARTINS, CAMETÁ – PA"
    "resumo" => "A experimentação no ensino de Ciências é de extrema importância e praticamente indiscutível, as aulas práticas/experimentais motivam os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo a utilização de um experimento enquanto recurso didático nas aulas práticas de Ciências, evidenciando a Genética. Elaborado por bolsistas do PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 9° ano da EMElF Profª Noêmia da Silva Martins, cidade de Cametá/PA. A aula se deu em dois momentos, uma parte teórica expositiva/dialogada e uma prática experimental. O diálogo conduzido pelos bolsistas despertou o interesse dos educandos, os mesmos puderam falar sobre suas curiosidades, questionamentos e quais pontos lhes chamaram mais atenção. Neste cenário, foi possível analisar que a experimentação se tornou um tipo de atividade que pôde auxiliar na compreensão dos conceitos repassados teoricamente e despertou nos alunos a atenção e o interesse, o que facilita a aprendizagem. A experimentação é uma ferramenta didática importante para o ensino de Ciências, e que sempre deve ser complementada com outras estratégias pedagógicas que reforcem os conceitos teóricos e estimulem o aprendizado e a reflexão crítica dos alunos, sobre o mundo ao seu redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID528_TB193_24042024031844.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA BATISTA JÁIME"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA JÁIME"
    "autor_email" => "eliana.jaime@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A experimentação no ensino de Ciências é de extrema importância e praticamente indiscutível, as aulas práticas/experimentais motivam os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo a utilização de um experimento enquanto recurso didático nas aulas práticas de Ciências, evidenciando a Genética. Elaborado por bolsistas do PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 9° ano da EMElF Profª Noêmia da Silva Martins, cidade de Cametá/PA. A aula se deu em dois momentos, uma parte teórica expositiva/dialogada e uma prática experimental. O diálogo conduzido pelos bolsistas despertou o interesse dos educandos, os mesmos puderam falar sobre suas curiosidades, questionamentos e quais pontos lhes chamaram mais atenção. Neste cenário, foi possível analisar que a experimentação se tornou um tipo de atividade que pôde auxiliar na compreensão dos conceitos repassados teoricamente e despertou nos alunos a atenção e o interesse, o que facilita a aprendizagem. A experimentação é uma ferramenta didática importante para o ensino de Ciências, e que sempre deve ser complementada com outras estratégias pedagógicas que reforcem os conceitos teóricos e estimulem o aprendizado e a reflexão crítica dos alunos, sobre o mundo ao seu redor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.