A experimentação no ensino de Ciências é de extrema importância e praticamente indiscutível, as aulas práticas/experimentais motivam os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo a utilização de um experimento enquanto recurso didático nas aulas práticas de Ciências, evidenciando a Genética. Elaborado por bolsistas do PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 9° ano da EMElF Profª Noêmia da Silva Martins, cidade de Cametá/PA. A aula se deu em dois momentos, uma parte teórica expositiva/dialogada e uma prática experimental. O diálogo conduzido pelos bolsistas despertou o interesse dos educandos, os mesmos puderam falar sobre suas curiosidades, questionamentos e quais pontos lhes chamaram mais atenção. Neste cenário, foi possível analisar que a experimentação se tornou um tipo de atividade que pôde auxiliar na compreensão dos conceitos repassados teoricamente e despertou nos alunos a atenção e o interesse, o que facilita a aprendizagem. A experimentação é uma ferramenta didática importante para o ensino de Ciências, e que sempre deve ser complementada com outras estratégias pedagógicas que reforcem os conceitos teóricos e estimulem o aprendizado e a reflexão crítica dos alunos, sobre o mundo ao seu redor.