Este relato descreve a aplicação do Lesson Study (LS) no ensino de potenciação e radiciação para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública. O LS, uma abordagem colaborativa de desenvolvimento profissional, foi implementado por residentes em formação e preceptores vinculados ao Programa de Residência Pedagógica, engajados no planejamento da aula, execução, análise pós-aula e retomada para aprimoramento contínuo. A metodologia incluiu a seleção da turma, escolha do objeto do conhecimento, formação de uma equipe de residentes e professores, realização da plenária para discussão do plano de aula, aplicação da aula e reflexão sobre o plano após a realização da aula. Os resultados apontaram que a aplicação do LS, contribuiu para um aumento significativo do engajamento dos estudantes durante as aulas. A metodologia proporcionou uma visão abrangente do desenvolvimento das aulas, destacando a importância da autoavaliação prévia do plano de aula e dos materiais utilizados. Houve uma melhoria significativa na interação e comunicação entre professores e estudantes, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado colaborativo. Os estudantes expressaram que a abordagem utilizada nas aulas foi benéfica para o seu aprendizado, transformando o conhecimento em uma experiência educacional significativa.