Este estudo aborda a relevância do tratamento dado ao estudo da educação financeira no Ensino Médio integrado (EMI) no Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP), Campus-Macapá, reconhecendo-a como uma temática fundamental no âmbito do currículo escolar, consoante as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora a importância dessa educação seja reconhecida, ainda há a necessidade de avanços para consolidá-la como um instrumento pedagógico efetivo. E, nesse contexto, a inclusão da educação financeira no EMI representa um passo importante para a formação holística dos estudantes. Essa modalidade de ensino, pautada em aspectos humanísticos, apresenta uma abordagem de saberes que vão além dos instrumentos pedagógicos tradicionais, tendo em vista que capacita os alunos com vistas a planejarem suas finanças de forma responsável. Diante desse fato, o ensino médio integrado se revela como um momento oportuno para modificar a perspectiva sobre o manejo do dinheiro e prevenir crises, uma vez que os jovens estão se preparando para lidar com as experiências da vida adulta. Os resultados parciais deste estudo destacam a necessidade de avanços na implementação da educação financeira como instrumento pedagógico, nas aulas de língua portuguesa e matemática, evidenciando sua importância na formação integral dos alunos. Além disso, eles revelam uma disparidade preocupante, no quantitativo de alunos endividados, fato que demonstra a urgência de reforço das habilidades de compreensão e de análise de textos para uma melhor gestão financeira e para a tomada de decisões inteligentes diante das demandas financeiras do mundo atual.