Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPLORANDO A CONFIANÇA NO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO TEATRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107706
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1139
    "inscrito_id" => 4211
    "titulo" => "EXPLORANDO A CONFIANÇA NO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO TEATRO"
    "resumo" => "A aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras requer um ambiente que promova a confiança dos aprendizes para a livre comunicação. Neste relato, descrevemos uma experiência bem sucedida no subprojeto do PIBID com alunos do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, em Fortaleza, e que teve por objetivo utilizar a oficina de teatro como ambiente para fortalecer a confiança dos alunos no uso do inglês como língua estrangeira. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na abordagem comunicativa, priorizando a interação e a comunicação autêntica e os aspectos emocionais e afetivos (BROWN,2015; KRASHEN,2003). O teatro foi escolhido como estratégia principal, pois oferece oportunidades para os alunos se expressarem de forma criativa e significativa. Através de improvisações, dramatizações e diálogos teatrais, os alunos foram encorajados a usar o inglês de maneira natural e envolvente. Os principais resultados obtidos, de acordo com o questionário aplicado ao final da ação, revelaram uma notável melhoria na confiança dos alunos em se expressar em inglês. A vivência teatral proporcionou um ambiente seguro para experimentar a língua, reduzindo o medo de cometer erros e incentivando a comunicação fluida. Além disso, houve um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, refletindo-se positivamente em sua proficiência linguística. A experiência relatada reforça a necessidade de métodos inovadores que proporcionem contextos autênticos para a prática da língua, promovendo um aprendizado mais eficaz e prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4211_TB1139_29042024184958.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA FREITAS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilaf6556@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107706
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1139
    "inscrito_id" => 4211
    "titulo" => "EXPLORANDO A CONFIANÇA NO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO TEATRO"
    "resumo" => "A aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras requer um ambiente que promova a confiança dos aprendizes para a livre comunicação. Neste relato, descrevemos uma experiência bem sucedida no subprojeto do PIBID com alunos do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, em Fortaleza, e que teve por objetivo utilizar a oficina de teatro como ambiente para fortalecer a confiança dos alunos no uso do inglês como língua estrangeira. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na abordagem comunicativa, priorizando a interação e a comunicação autêntica e os aspectos emocionais e afetivos (BROWN,2015; KRASHEN,2003). O teatro foi escolhido como estratégia principal, pois oferece oportunidades para os alunos se expressarem de forma criativa e significativa. Através de improvisações, dramatizações e diálogos teatrais, os alunos foram encorajados a usar o inglês de maneira natural e envolvente. Os principais resultados obtidos, de acordo com o questionário aplicado ao final da ação, revelaram uma notável melhoria na confiança dos alunos em se expressar em inglês. A vivência teatral proporcionou um ambiente seguro para experimentar a língua, reduzindo o medo de cometer erros e incentivando a comunicação fluida. Além disso, houve um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, refletindo-se positivamente em sua proficiência linguística. A experiência relatada reforça a necessidade de métodos inovadores que proporcionem contextos autênticos para a prática da língua, promovendo um aprendizado mais eficaz e prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4211_TB1139_29042024184958.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA FREITAS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilaf6556@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras requer um ambiente que promova a confiança dos aprendizes para a livre comunicação. Neste relato, descrevemos uma experiência bem sucedida no subprojeto do PIBID com alunos do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, em Fortaleza, e que teve por objetivo utilizar a oficina de teatro como ambiente para fortalecer a confiança dos alunos no uso do inglês como língua estrangeira. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na abordagem comunicativa, priorizando a interação e a comunicação autêntica e os aspectos emocionais e afetivos (BROWN,2015; KRASHEN,2003). O teatro foi escolhido como estratégia principal, pois oferece oportunidades para os alunos se expressarem de forma criativa e significativa. Através de improvisações, dramatizações e diálogos teatrais, os alunos foram encorajados a usar o inglês de maneira natural e envolvente. Os principais resultados obtidos, de acordo com o questionário aplicado ao final da ação, revelaram uma notável melhoria na confiança dos alunos em se expressar em inglês. A vivência teatral proporcionou um ambiente seguro para experimentar a língua, reduzindo o medo de cometer erros e incentivando a comunicação fluida. Além disso, houve um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, refletindo-se positivamente em sua proficiência linguística. A experiência relatada reforça a necessidade de métodos inovadores que proporcionem contextos autênticos para a prática da língua, promovendo um aprendizado mais eficaz e prazeroso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.