No presente artigo apresentamos um relato das experiências de pesquisa e ensino que tomaram lugar na EREM Olinto Victor, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, durante a execução do Programa de Residência Pedagógica, celebrado no convênio entre o MEC e a Universidade Federal Rural de Pernambuco e ocorrido entre os meses de outubro de 2022 e março de 2024. Neste percurso, os licenciandos em física, orientados pelo preceptor da escola e pelo professor da universidade, desenvolveram um conjunto de atividades de regência, a partir de uma metodologia baseada na aprendizagem significativa, possibilitando a práxis pedagógica no ensino da física, avançando, assim, para muito além da mera repetição de aulas teóricas. Os residentes utilizaram as NTICs, além de aparatos experimentais desenvolvidos por eles, bem como das relações entre física e música. Além do rol de tais atividades de regência, apresentamos também os projetos de culminância, desenvolvidos e aplicados por cada residente, cujos resultados foram analisados, e, posteriormente, publicados no Congresso Nacional de Educação – CONEDU. A análise do percurso apontou para a importância do citado programa na formação de professores de física mais capacitados no uso de recursos didáticos e metodologias ativas. Serviu também para a necessária aproximação entre a universidade e a escola, garantindo um inaquilatável ganho para os alunos das escolas, além de promover um espaço para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de física, nos seus diversos níveis. Portanto, nosso sentimento é o de esperança que tal programa se consolide cada vez mais neste imenso país.