O exercício da atividade docente demanda preparo didático-pedagógico e técnico-científico, envolvendo uma predisposição em aprender a profissão numa abordagem crítica, contextualizada e emancipatória. Nesse contexto, as Licenciaturas tem função essencial na formação inicial do professor, pois propiciam espaços de formação, construção de conhecimentos, saberes especializados e oportunizam vivências e experiências do aprender a profissão. Assim, o estágio curricular concede aos estudantes a oportunidade de conhecerem os desafios da prática profissional, as condições de trabalho futuro e as possibilidades de aprender sobre a docência no seu efetivo exercício. Nestas circunstâncias, este estudo teve como objetivo geral analisar se os componentes curriculares cursados pelos estagiários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tanto de áreas técnicas-científicas quanto didático-pedagógicas, forneceram os subsídios necessários para a realização do estágio de regência para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do nível fundamental. O processo investigativo envolveu a realização inicial de um diagnóstico, por meio de entrevistas semiestruturadas, que balizaram ações formativas visando a diminuição da insegurança dos estagiários e a apropriação de formas inovadoras de ensinar, e como resultado do que fora observado e registrado pela investigadora, os estagiários revelaram dificuldades para ensinar Ciências devido à falta de um arcabouço teórico-prático, tanto no que concerne aos conhecimentos didáticos-pedagógicos quanto técnicos-específicos, que deveriam serem construídos desde o início do seu curso de graduação na universidade. Perante esta lacuna formativa, foram levados a reproduzir certas práticas enquadradas como tradicionais no âmbito da docência.