PIBID: REFLEXÕES SOBRE INTENCIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107136 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 3367 "titulo" => "PIBID: REFLEXÕES SOBRE INTENCIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente resumo tem como principal apresentar e refletir dimensões teórico-práticas na formação inicial de professores com enfoque nos debates sobre currículo e práticas pedagógicas, sem ignorar o debate político que produz as relações de poder por meio desse âmbito formativo. O seu ponto de partida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, o principal elemento abordado é a reflexão sobre a prática docente no processo de ensino e aprendizagem de alunas e alunos, levando em conta as contradições do sistema capitalista sobre a profissão docente. Partindo dessa reflexão, este texto procura também destacar o currículo como o fator fundamental que contribui ou com saltos positivos no processo de ensino e aprendizagem, ou negativos na limitação das possibilidades efetivas na prática pedagógica. Para alcançar tal propósito, foram feitos estudos científicos sobre os determinados temas, sendo, desse modo, uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as construções de conhecimentos com o auxílio de professores são examinadas pelo sistema capitalista, uma vez que este possui interesse em questões educacionais, e as controlam por meio das intervenções políticas na área pedagógica de ensino, com o apoio do Estado. Observamos que uma das suas principais consequências é a eliminação da autonomia docente nos espaços escolares, o que se destaca no debate sobre currículo. Pesquisas indicam que a formação docente deve estar atrelada a essas questões de forma crítica. A práxis é um conceito que aparece na pesquisa como um fundamento imprescindível para obter um amplo recorte sobre a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Políticas educacionais, avaliação e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3367_TB141_26042024192114.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON CARLOS ANDRADE DE JESUS" "autor_nome_curto" => "EDSON" "autor_email" => "edsoncarlos@aluno.ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107136 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 3367 "titulo" => "PIBID: REFLEXÕES SOBRE INTENCIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente resumo tem como principal apresentar e refletir dimensões teórico-práticas na formação inicial de professores com enfoque nos debates sobre currículo e práticas pedagógicas, sem ignorar o debate político que produz as relações de poder por meio desse âmbito formativo. O seu ponto de partida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, o principal elemento abordado é a reflexão sobre a prática docente no processo de ensino e aprendizagem de alunas e alunos, levando em conta as contradições do sistema capitalista sobre a profissão docente. Partindo dessa reflexão, este texto procura também destacar o currículo como o fator fundamental que contribui ou com saltos positivos no processo de ensino e aprendizagem, ou negativos na limitação das possibilidades efetivas na prática pedagógica. Para alcançar tal propósito, foram feitos estudos científicos sobre os determinados temas, sendo, desse modo, uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as construções de conhecimentos com o auxílio de professores são examinadas pelo sistema capitalista, uma vez que este possui interesse em questões educacionais, e as controlam por meio das intervenções políticas na área pedagógica de ensino, com o apoio do Estado. Observamos que uma das suas principais consequências é a eliminação da autonomia docente nos espaços escolares, o que se destaca no debate sobre currículo. Pesquisas indicam que a formação docente deve estar atrelada a essas questões de forma crítica. A práxis é um conceito que aparece na pesquisa como um fundamento imprescindível para obter um amplo recorte sobre a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Políticas educacionais, avaliação e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3367_TB141_26042024192114.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON CARLOS ANDRADE DE JESUS" "autor_nome_curto" => "EDSON" "autor_email" => "edsoncarlos@aluno.ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }