O presente resumo tem como principal apresentar e refletir dimensões teórico-práticas na formação inicial de professores com enfoque nos debates sobre currículo e práticas pedagógicas, sem ignorar o debate político que produz as relações de poder por meio desse âmbito formativo. O seu ponto de partida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, o principal elemento abordado é a reflexão sobre a prática docente no processo de ensino e aprendizagem de alunas e alunos, levando em conta as contradições do sistema capitalista sobre a profissão docente. Partindo dessa reflexão, este texto procura também destacar o currículo como o fator fundamental que contribui ou com saltos positivos no processo de ensino e aprendizagem, ou negativos na limitação das possibilidades efetivas na prática pedagógica. Para alcançar tal propósito, foram feitos estudos científicos sobre os determinados temas, sendo, desse modo, uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as construções de conhecimentos com o auxílio de professores são examinadas pelo sistema capitalista, uma vez que este possui interesse em questões educacionais, e as controlam por meio das intervenções políticas na área pedagógica de ensino, com o apoio do Estado. Observamos que uma das suas principais consequências é a eliminação da autonomia docente nos espaços escolares, o que se destaca no debate sobre currículo. Pesquisas indicam que a formação docente deve estar atrelada a essas questões de forma crítica. A práxis é um conceito que aparece na pesquisa como um fundamento imprescindível para obter um amplo recorte sobre a formação de professores.