Este texto é um trabalho fruto de uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no Instituto Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista. A participação no programa começou de Maio de 2023 e vai até Abril de 2024, acompanhado das turmas de 2° e 3° anos de ensino médio, no turno vespertino. Objetiva-se em relatar a experiência de ensino e aprendizagem vinculado ao projeto, tendo em vista os desafios da implementação da lei 10.639.03 que recentemente alterou-se para a lei 11.645.2008, nas aulas de Sociologia, ministrada pela professora Joana Virginia Darc dos Santos, por meio de uma observação ativa na sala de aula, conclui-se que o presente trabalho tem origem qualitativa, com o propósito de relatar as vivências nas exposições das aulas, afim de elucidar tais situações de maneira crítica, trazendo certa perspectiva de uma educação antirracista. As percepções obtidas foram analisadas através das concepções de Bárbara Carine (2023), Paulo Freire (2004) e Chimamanda (2009). Tratando assim das demandas educacionais presentes em uma sala de aula, relatando uma progressão de entendimento racial com relação à turma.