Este trabalho tem por objetivo analisar as ações do PIBID- Pedagogia na implantação do clube de leitura na escola campo e o desenvolvimento do leitor literário. Dessa forma, o proceder metodológico foi baseado em uma pesquisa qualitativa. Para uma melhor organização das ações, realizou-se a separação de grupos para a escola do acervo, a pré-seleção de título em sala de leitura e a realização de leituras semanais para os alunos, utilizando a literatura infantil como recurso metodológico. Com a realização das leituras, observou-se uma grande dificuldade e insegurança por parte das crianças. Com a maior frequência da realização das ações, houve uma maior participação, melhora na leitura dos alunos, maior interação, compreensão das leituras realizadas e diversão outras contribuições positivas. Isto posto, com a inserção do projeto “clube de leitura e formação do leitor literário”, também é perceptível o desenvolvimento quanto à habilidade da leitura, e um maior interesse pelo projeto, desse modo, demonstram que o gosto pela leitura vem ocorrendo de forma gradual e aos poucos os resultados almejados estão sendo atingido.