Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

GESTÃO DEMOCRÁTICA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA MILITARIZADA: REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107441
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 3630
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA MILITARIZADA: REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O artigo em questão, trata-se da exposição de como a gestão democrática sofre influências da militarização, evidenciando como ocorre esse processo de gestão democrática compartilhada entre a gestão administrativa e a gestão disciplinar, e qual a interação entre as ações de ambos os gestores na tomada de decisão, no cotidiano da instituição. As reflexões apresentadas são fruto de um estudo de caso realizado numa escola municipal do interior da Bahia, que passou pelo processo de militarização no ano de 2023. Os resultados apontam que os gestores da escola investigada estão conseguindo desenvolver suas ações de forma compartilhada, assegurando os princípios da gestão democrática, com vistas à oferta de uma educação de qualidade para os estudantes e à sua formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3630_TB668_24042024184914.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON DE ARAUJO AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JADSON"
    "autor_email" => "jadamorim557@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107441
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 3630
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA MILITARIZADA: REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O artigo em questão, trata-se da exposição de como a gestão democrática sofre influências da militarização, evidenciando como ocorre esse processo de gestão democrática compartilhada entre a gestão administrativa e a gestão disciplinar, e qual a interação entre as ações de ambos os gestores na tomada de decisão, no cotidiano da instituição. As reflexões apresentadas são fruto de um estudo de caso realizado numa escola municipal do interior da Bahia, que passou pelo processo de militarização no ano de 2023. Os resultados apontam que os gestores da escola investigada estão conseguindo desenvolver suas ações de forma compartilhada, assegurando os princípios da gestão democrática, com vistas à oferta de uma educação de qualidade para os estudantes e à sua formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3630_TB668_24042024184914.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON DE ARAUJO AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JADSON"
    "autor_email" => "jadamorim557@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O artigo em questão, trata-se da exposição de como a gestão democrática sofre influências da militarização, evidenciando como ocorre esse processo de gestão democrática compartilhada entre a gestão administrativa e a gestão disciplinar, e qual a interação entre as ações de ambos os gestores na tomada de decisão, no cotidiano da instituição. As reflexões apresentadas são fruto de um estudo de caso realizado numa escola municipal do interior da Bahia, que passou pelo processo de militarização no ano de 2023. Os resultados apontam que os gestores da escola investigada estão conseguindo desenvolver suas ações de forma compartilhada, assegurando os princípios da gestão democrática, com vistas à oferta de uma educação de qualidade para os estudantes e à sua formação cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.