Objetiva-se com esse manuscrito socializar a experiência de uma estudante bolsista do PIBID. A experiência está sendo vivenciada na Licenciatura em Matemática IFPE, em uma escola de referência no Ensino Médio no município de Palmares/PE. O relato pautou-se em uma abordagem qualitativa de apreensão da realidade. A pesquisa do tipo narrativa foi a forma de abordar o objeto de estudo, qual seja a própria vivência durante a participação da estudante no PIBID, por meio do relato da experiência. O estudo foi analisado com base no referencial teórico adotado pela autora, que por sua vez foi construído ao longo de sua formação docente por meio do programa. Portanto, as autonarrativas permitiram apreender em diálogo com os autores de referência, os conhecimentos, atitudes e saberes desenvolvidos no processo de construção da identidade docente da estudante. Dentre os resultados alcançados observamos a aproximação da estudante com a realidade da escola, seu futuro campo de atuação, profissional, a aproximação entre teoria e prática, o aprimoramento da sua própria formação docente, e adesão profissional, a medida em que os desafios e oportunidades percebidos iam se apresentando. A participação no programa e os resultados alcançados demonstram a sua importância para formação profissional docente, a fim de que se possa formar melhor, reduzir a evasão e possibilitar aos bolsistas a sua identificação coma profissão desde o início do curso.