Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PERSPECTIVAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107252
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 2162
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma revisão de literatura e análise de experiência sobre a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de Língua Inglesa, particularmente dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a motivação para esta pesquisa surgiu da compreensão da sala de aula como um ambiente diverso, com educandos de diferentes níveis de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Sendo assim, esse estudo possibilitou a descrição do cenário do ensino de Língua Inglesa na sala de aula da turma de segundo ano do ensino médio integrado em Redes de Computadores, considerando as particularidades da turma de uma rede pública de ensino no âmbito dos institutos federais, baseando-se nas contribuições teóricas de Gronneberg & Johnston (2015). Para tanto, os resultados da pesquisa mostram a positiva utilização do DUA para a realidade dentro da formação de educadores para a construção de uma educação inclusiva, além da relevância na incorporação das estratégias traçadas dentro desse conceito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2162_TB315_24042024214255.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRYA MARGARIDA DE MELO LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "ADRYA"
    "autor_email" => "meloadrya@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107252
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 2162
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma revisão de literatura e análise de experiência sobre a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de Língua Inglesa, particularmente dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a motivação para esta pesquisa surgiu da compreensão da sala de aula como um ambiente diverso, com educandos de diferentes níveis de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Sendo assim, esse estudo possibilitou a descrição do cenário do ensino de Língua Inglesa na sala de aula da turma de segundo ano do ensino médio integrado em Redes de Computadores, considerando as particularidades da turma de uma rede pública de ensino no âmbito dos institutos federais, baseando-se nas contribuições teóricas de Gronneberg & Johnston (2015). Para tanto, os resultados da pesquisa mostram a positiva utilização do DUA para a realidade dentro da formação de educadores para a construção de uma educação inclusiva, além da relevância na incorporação das estratégias traçadas dentro desse conceito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2162_TB315_24042024214255.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRYA MARGARIDA DE MELO LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "ADRYA"
    "autor_email" => "meloadrya@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão de literatura e análise de experiência sobre a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de Língua Inglesa, particularmente dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a motivação para esta pesquisa surgiu da compreensão da sala de aula como um ambiente diverso, com educandos de diferentes níveis de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Sendo assim, esse estudo possibilitou a descrição do cenário do ensino de Língua Inglesa na sala de aula da turma de segundo ano do ensino médio integrado em Redes de Computadores, considerando as particularidades da turma de uma rede pública de ensino no âmbito dos institutos federais, baseando-se nas contribuições teóricas de Gronneberg & Johnston (2015). Para tanto, os resultados da pesquisa mostram a positiva utilização do DUA para a realidade dentro da formação de educadores para a construção de uma educação inclusiva, além da relevância na incorporação das estratégias traçadas dentro desse conceito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.