O presente artigo apresenta uma revisão de literatura e análise de experiência sobre a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de Língua Inglesa, particularmente dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a motivação para esta pesquisa surgiu da compreensão da sala de aula como um ambiente diverso, com educandos de diferentes níveis de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Sendo assim, esse estudo possibilitou a descrição do cenário do ensino de Língua Inglesa na sala de aula da turma de segundo ano do ensino médio integrado em Redes de Computadores, considerando as particularidades da turma de uma rede pública de ensino no âmbito dos institutos federais, baseando-se nas contribuições teóricas de Gronneberg & Johnston (2015). Para tanto, os resultados da pesquisa mostram a positiva utilização do DUA para a realidade dentro da formação de educadores para a construção de uma educação inclusiva, além da relevância na incorporação das estratégias traçadas dentro desse conceito.