O presente trabalho tem como foco o descaso com os alunos do ensino da EJA, observado durante a regência, uma das etapas do Programa da Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE), na Cidade de Bom Jesus-PI. Objetiva-se enfatizar a importância da formação do docente e suas práticas, como ele pode contribuir de forma significativa para os alunos da EJA tornando-os seres pensantes, críticos e criadores do próprio conhecimento. O trabalho foi feito a partir de observações e da convivência no ambiente escolar, analisando a importância que a escola e os docentes têm com estes alunos especiais, a forma qual eles são incluídos no meio escolar. É perceptível o quanto é importante a atenção que a escola e os professores dão para os alunos do ensino da EJA, como eles podem ter influências positivas na vida dos alunos, tanto profissional como pessoal, a forma como são ministradas as aulas e como a comunidade em si, inclui esses alunos no ambiente escolar.