Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A ESPECIFICIDADE DO PIBID COMO APOIO PEDAGÓGICO AO LETRAMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA MANOEL SENA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107477
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 4172
    "titulo" => "A ESPECIFICIDADE DO PIBID COMO APOIO PEDAGÓGICO AO LETRAMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA MANOEL SENA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar a atuação dos alunos do curso de pedagogia como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Universidade Federal do Pará, juntamente a crianças das series iniciais com dificuldade de leitura e escrita. Partimos do seguinte questionamento: qual a particularidade do PIBID como apoio pedagógico ao letramento dos alunos na Escola Manoel Sena? Como os bolsistas realizam suas atividades? Para responder aos questionamentos propostos recorremos as fontes bibliográficas disponíveis junto à pesquisa observacional participante. Conclui-se que a abordagem particular que o PIBID proporciona aos alunos com baixo rendimento em sala de aula tem retornos positivos apesar das limitações e que também há aspectos a serem melhorados e defende a expansão do projeto. Concluímos que as estratégias implementadas pela equipe escolar contribuem para o enfrentamento das dificuldades, mas precisam de financiamento para promover os avanços na educação de qualidade tão desejada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4172_TB718_23042024040510.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD LOBATO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RONALD"
    "autor_email" => "ronaldlobato9090@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107477
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 4172
    "titulo" => "A ESPECIFICIDADE DO PIBID COMO APOIO PEDAGÓGICO AO LETRAMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA MANOEL SENA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar a atuação dos alunos do curso de pedagogia como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Universidade Federal do Pará, juntamente a crianças das series iniciais com dificuldade de leitura e escrita. Partimos do seguinte questionamento: qual a particularidade do PIBID como apoio pedagógico ao letramento dos alunos na Escola Manoel Sena? Como os bolsistas realizam suas atividades? Para responder aos questionamentos propostos recorremos as fontes bibliográficas disponíveis junto à pesquisa observacional participante. Conclui-se que a abordagem particular que o PIBID proporciona aos alunos com baixo rendimento em sala de aula tem retornos positivos apesar das limitações e que também há aspectos a serem melhorados e defende a expansão do projeto. Concluímos que as estratégias implementadas pela equipe escolar contribuem para o enfrentamento das dificuldades, mas precisam de financiamento para promover os avanços na educação de qualidade tão desejada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4172_TB718_23042024040510.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD LOBATO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RONALD"
    "autor_email" => "ronaldlobato9090@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a atuação dos alunos do curso de pedagogia como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Universidade Federal do Pará, juntamente a crianças das series iniciais com dificuldade de leitura e escrita. Partimos do seguinte questionamento: qual a particularidade do PIBID como apoio pedagógico ao letramento dos alunos na Escola Manoel Sena? Como os bolsistas realizam suas atividades? Para responder aos questionamentos propostos recorremos as fontes bibliográficas disponíveis junto à pesquisa observacional participante. Conclui-se que a abordagem particular que o PIBID proporciona aos alunos com baixo rendimento em sala de aula tem retornos positivos apesar das limitações e que também há aspectos a serem melhorados e defende a expansão do projeto. Concluímos que as estratégias implementadas pela equipe escolar contribuem para o enfrentamento das dificuldades, mas precisam de financiamento para promover os avanços na educação de qualidade tão desejada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.