A teoria dos campos conceituais proposta por Vergnaud é uma teoria para compreender como as operações matemáticas básicas são aplicadas em diferentes contextos e situações-problema. Nessa teoria descrita por Fernandes (2019), Vergnaud destaca a importância dos campos conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas, que são essenciais para lidar com as quatro operações fundamentais da matemática. No entanto, muitos professores ainda adotam abordagens tradicionais e mecânicas no ensino, sem integrar atividades lúdicas que promovem o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Para superar essa abordagem, propõe se o uso do software “Word Wall”, uma plataforma educacional que oferece recursos para criar atividades interativas de aprendizagem. Esse software permite adaptações específicas para o ensino das operações matemáticas, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. A utilização de jogos e atividades práticas ajuda a superar as barreiras de aprendizagem, tornando o conteúdo mais acessível aos alunos, de forma que o objetivo é reforçar para terem mais domínio desses campos conceituais em seus conceitos e aplicações.