Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DO LÚDICO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE UM JOGO PARA EXPLORAR SIMETRIAS DE ROTAÇÃO, REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM GEOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107328
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "DO LÚDICO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE UM JOGO PARA EXPLORAR SIMETRIAS DE ROTAÇÃO, REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM GEOMETRIA"
    "resumo" => "Este documento retrata o desenvolvimento de um jogo destinado a introduzir o objeto matemático Transformações Geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação na instituição do 8° ano do Ensino Fundamental. A finalidade deste trabalho é mostrar a elaboração do material didático no Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Essa pesquisa foi embasada nas mesmas teorias empregadas no processo de aprendizagem dos estudantes diante desse sistema de ensino, especificamente a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Nesse viés, foi construído um jogo que impulsiona os estudantes a realizarem Transformações Geométricas de forma lúdica e estimulante. Durante a partida, os estudantes registrarão as transformações, possibilitando, dessa forma, a avaliação precisa dos registros transformacionais."
    "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD3_ID2604_TB479_25042024223652.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY SANTANA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandysanttana123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107328
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "DO LÚDICO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE UM JOGO PARA EXPLORAR SIMETRIAS DE ROTAÇÃO, REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM GEOMETRIA"
    "resumo" => "Este documento retrata o desenvolvimento de um jogo destinado a introduzir o objeto matemático Transformações Geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação na instituição do 8° ano do Ensino Fundamental. A finalidade deste trabalho é mostrar a elaboração do material didático no Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Essa pesquisa foi embasada nas mesmas teorias empregadas no processo de aprendizagem dos estudantes diante desse sistema de ensino, especificamente a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Nesse viés, foi construído um jogo que impulsiona os estudantes a realizarem Transformações Geométricas de forma lúdica e estimulante. Durante a partida, os estudantes registrarão as transformações, possibilitando, dessa forma, a avaliação precisa dos registros transformacionais."
    "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD3_ID2604_TB479_25042024223652.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY SANTANA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandysanttana123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este documento retrata o desenvolvimento de um jogo destinado a introduzir o objeto matemático Transformações Geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação na instituição do 8° ano do Ensino Fundamental. A finalidade deste trabalho é mostrar a elaboração do material didático no Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Essa pesquisa foi embasada nas mesmas teorias empregadas no processo de aprendizagem dos estudantes diante desse sistema de ensino, especificamente a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Nesse viés, foi construído um jogo que impulsiona os estudantes a realizarem Transformações Geométricas de forma lúdica e estimulante. Durante a partida, os estudantes registrarão as transformações, possibilitando, dessa forma, a avaliação precisa dos registros transformacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.