O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode ser um instrumento importante na formação docente voltada para a educação inclusiva, já que aproxima os alunos de licenciatura da realidade escolar, objetivando vivências para o enriquecimento em sua formação profissional e maior preparação para cumprir os desígnios de ser professor. Objetivou-se descrever experiências em sala de aula, realizado dentro do Programa, tendo como lócus de pesquisa, a Escola Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, Abaetetuba/ PA. A proposta metodológica foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, pois acredita-se que essa seja um instrumento capaz de melhor contribuir para o alcance dos objetivos propostos (Minayo, 2007). A pesquisa enfatizou sobre a importância da Educação Especial Inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista, infraestrutura escolar, uso de tecnologia e principalmente da relevância dos experimentos nas aulas de Física, onde aconteceram nossos acompanhamentos nos estágios. Durante a vivência nas atividades foi possível observar a grande contribuição do PIBID na formação de futuros professores, levando em consideração o contexto das escolas da educação básica, sempre destacando os desafios encontrados durante o processo.