A pesquisa trata da inserção e experiência na docência tendo como cenário a escola Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba/PA. Objetivou-se em relatar as vivências presenciadas pelos discentes no estágio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no contexto da disciplina Física, a partir de atividades de observação em sala de aula, através de observações e das regências ministradas. Buscou-se entender a importância da formação inicial de professores que surgiu pelo interesse de tentar auxiliar na formação prática de profissionais mais bem qualificados. Sabemos que a educação universitária possui certo distanciamento em relação à educação básica, visto que a mesma cumpre bem o seu papel no que diz respeito à formação no campo dos conhecimentos científico-teóricos, porém quando se remete à prática dos licenciados na escola básica, percebemos que há um distanciamento entre contato do aluno graduando e o seu ofício durante a sua formação inicial. Sendo frágil o vínculo entre educação básica e universidade, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade) vem unificar os ‘laços’ educacionais entre ambas as instituições de ensino e, o seu principal papel pauta-se especificamente na inserção e atuação do licenciando no âmbito escolar, mas precisamente na sala de aula, processo esse que ocorre durante a graduação e, consequentemente proporciona aos licenciandos aquisição das habilidades didáticas, fator esse que visa proporcionar aos acadêmicos o exercício do ofício de ser professor, portanto, a escolha de tal temática se justifica pelo fato do PIBID fazer parte de nossa trajetória acadêmica.