A pesquisa foi conduzida por meio do Subprojeto Belas Artes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 2022 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o propósito de explorar os patrimônios culturais e ambientais de Itaguaí, onde a escola campo está localizada. A partir da análise pedagógica das metodologias empregadas pela professora supervisora Elinete Nascimento em uma escola pública de Itaguaí, em 2023 foi desenvolvida a oficina de Monotipia Botânica utilizando o pigmento extraído do urucum, ofertada aos alunos periféricos do 9° ano do ensino fundamental e na SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) da UFRRJ. Este trabalho enfatiza a importância de valorizar a cultura tupi-guarani e os patrimônios da cidade, considerando a localização da escola em um território ancestralmente indígena na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Além de embasar-se em referências teóricas da arte/educação, a oficina incorporou as diretrizes das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 para promover uma abordagem artística decolonial. A oficina destacou as palavras da língua tupi presentes em nosso cotidiano, nas ruas e bairros da cidade, estimulando a consciência ambiental, a valorização cultural e a conexão com o território.