O estudo dos platelmintos e nematelmintos é parte dos conteúdos trabalhados no 2° ano do ensino médio na abordagem dos animais invertebrados e devem ser enfatizados com a devida relevância, pois são causadores de diversas doenças. Para estudar a anatomia desses animais mesmo com os desafios da falta de laboratório, é importante que se busquem alternativas propícias que auxiliem as aulas é o caso da confecção de modelos didáticos com uso de massa biscuit, O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação da confecção de modelos didáticos representativos da anatomia de vermes platelmintos e nematelmintos durante a fase de regência do Programa de Residência Pedagógica. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 2° ano em uma escola pública de ensino médio sediada na zona urbana de Caxias-MA, na disciplina de Aprofundamento I. A modelização com uso da massa biscuit ocorreu tomando como base todos os assuntos trabalhados em sala de aula, principalmente as diferenças anatômicas desses vermes, bem como seus modos de reprodução. Os alunos foram bastante participativos tanto na aplicação da atividade, quanto nas aulas. Permitiu também o trabalho em grupo estimulando habilidades de socialização ao mesmo tempo em que se conhecia a anatomia dos vermes associando às formas de transmissão destes na saúde humana. Essa produção se mostrou excelente no aprendizado e envolvimento nos conteúdos abordados em sala de aula, além de ter deixado material para uso em aulas posteriores.