Neste trabalho exploramos o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na promoção da Lei 10.639/03 no ensino fundamental. A Lei, essencial para a valorização da cultura afro-brasileira, enfrenta desafios de implementação nas instituições educacionais. A análise focou nas aulas de História do ensino fundamental II na Escola Municipal Monsenhor José Soares, em Arapiraca, Alagoas. Utilizamos os relatórios mensais como fontes primárias e aportes teóricos de intelectuais da temática afro-brasileira como fundamento de intervenção na desconstrução de abordagens superficiais da história africana. Observamos a necessidade de superar visões positivistas da história africana e a persistência de abordagens estereotipadas nas escolas e encontramos meios de ampliar a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, enfocando personalidades relevantes e promovendo debates. Os efeitos da pesquisa apontam como o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial de professores, proporcionando vivências práticas e reflexão crítica. O programa torna-se um motor positivo para combater as defasagens históricas no ensino, especialmente no que diz respeito à promoção da Lei e indicam a importância de práticas educativas que esclareçam e promovam reflexões sobre a cultura afro-brasileira, contribuindo para a desconstrução do racismo e a democratização do ensino plural.