O presente artigo descreve uma experiência de ensino de potenciação utilizando jogos como metodologia, realizada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental – anos iniciais na cidade de Eunápolis, Bahia. A metodologia empregada foi uma sequência didática (SD), baseada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Duval. Durante a implementação, observou-se que os alunos ficaram entusiasmados em participar da SD. A abordagem prática e interativa os envolveu, permitiu que cada um progredisse em seu próprio ritmo. Em suma, o uso de jogos e modelos concretos como estratégia pedagógica pode favorecer o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, evidenciando que os recursos metodológicos empregados contribuíram para que os alunos construíssem estratégias, tornando o processo de ensino e aprendizagem significativo. Este trabalho foi realizado por meio de uma colaboração entre o Programa Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Eunápolis e a Escola Municipal Gabriel José Pereira.