As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural.