Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes.