Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107446
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 676
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1130_TB676_25042024234915.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA LIMA FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "lanaluiza657@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107446
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 676
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1130_TB676_25042024234915.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA LIMA FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "lanaluiza657@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.