A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107446 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 1130 "titulo" => "A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1130_TB676_25042024234915.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA LIMA FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "lanaluiza657@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107446 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 1130 "titulo" => "A ESCUTA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DO PIBID EM UMA ATIVIDADE SOBRE O AUTISMO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo propõe refletir sobre a importância da escuta como recurso didático e pedagógico para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Assim, o estudo emerge de práticas vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia-Campus Avançado de Assú/RN. Para tanto, busca-se responder “como a escuta contribui para o trabalho didático e pedagógico para com alunos com TEA na escola comum”. Para a construção teórica, nos ancoramos nos estudos desenvolvidos por R. Alves (2005) e N. Alves (2008), Assman (1998), Damasco (2019), com a discussão acerca dos processos educacionais e da escuta pedagógica, como também a partir dos estudos de Vieira (2022) e da American Psychiatric Association (APA) (2013), com a discussão sobre o autismo. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Assu/RN, espaço de realização das atividades desenvolvidas pelos discentes do PIBID-Pedagogia/UERN. A metodologia utilizada, se caracteriza pelo tipo qualitativo, na abordagem do estudo de caso. Para a construção das informações, utilizamos um relato de experiência de uma atividade sobre a conscientização do autismo em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam a importância da escuta cotidiana dos alunos, em especial dos estudantes com TEA, para a organização do planejamento didático e do próprio processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva educacional inclusiva. Por fim, concluímos, a necessidade de realização de uma prática docente que possibilite o protagonismo desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1130_TB676_25042024234915.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA LIMA FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "lanaluiza657@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }