PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107508 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2909_TB782_25042024013626.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO GABRIEL DE SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "antonio.santos.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107508 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2909_TB782_25042024013626.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO GABRIEL DE SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "antonio.santos.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }