Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo.