No contexto educacional atual, o ensino voltado para a conservação da biodiversidade emerge como um pilar essencial no currículo escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo descrever a abordagem metodológica adotada para o ensino de conservação da biodiversidade na disciplina de eletiva de base de Biologia com alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Caxias, Maranhão. Inicialmente, foram ministrados conteúdos acerca da temática ambiental que contaram com o apoio de uma variedade de recursos didáticos e audiovisuais e, em seguida, foi organizado um passeio em diferentes fitofisionomias da Área de Proteção Ambiental (APA) do Inhamum sob orientação dos residentes e outros estudantes vinculados ao curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UEMA. As aulas foram ministradas abordando vários conteúdos da área de Ecologia, Conservação e Educação Ambiental durante 25 horas/aulas em cada turma, na qual foram importantes para consolidar o conhecimento dos alunos advindo tanto do saber popular quanto do científico aprendido durante o Ensino Fundamental. O presente trabalho corrobora com a ideia de que a exploração desses conteúdos nas escolas aspira uma transformação profunda e efetiva no pensamento e modo de agir dos estudantes.