Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES e em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Campus-São Luís, no período de novembro de 2022 a abril de 2024 e, realizado numa escola pública da Rede Municipal de São Luís-MA. Objetiva-se apresentar os resultados alcançados com o projeto de intervenção intitulado como: “Arte cultural urbana do macro ao micro: o grafite nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.” O estudo é de abordagem qualitativa do tipo pesquisa- ação e foi desenvolvido a partir de atividades selecionadas dentre um conjunto que foram realizadas durante a realização do subprojeto com crianças do 2º Ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que trabalhar com o ensino da Arte de forma inter/transdisciplinar com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental revelou ser bastante positivo no que se refere a construção dos sujeitos em seu fazer social e cultural. Portanto, o Programa Residência Pedagógica é um grande aliado para a formação de futuros profissionais da área da Educação.