RESUMO: As práticas pedagógicas podem ser reforçadas por meio da inserção do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, o que cria oportunidades para os alunos participarem diretamente no autoaperfeiçoamento e no seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido utilizar de metodologias como o desenvolvimento de oficinas é indispensável no processo de formação dos alunos. Tendo em vista essa necessidade relata-se a aplicação de uma oficina, que trabalhando as "regiões brasileiras suas principais características" realiza a construção de mapa dentificando cada região por cor e jogos da memória com as caracteristicas de cada região, como alternativa de inclusão da ludicidade no ensino da geografia.Sendo então aplicada em uma turma de 7° ano, da Escola Municipal João Costa de Oliveira. É com a aproximacão de novas formas de desenvolver os conteúdos geográficos quese pode estreitar os caminhos entre os saberes, levando com mais eficácia o conhecimento até os alunos, deixando de lado a forma de aprender decorando e começando a aprender brincando. Observa-se ainda que os alunos apesar de receberuma atenção com novas formas de ensino muitas vezes não se sentem atraidos, porestarem acomodados com o ensino monótono. A presença do ludico nas aulas pode despertar o pensamento crítico dos alunos se usar de forma correta e que desperte interesse, pois como elemento facilitador faz com que essa aprendizagem seja mais criativa, usando a equidade para todos os alunos consigam ser presente no uso de novas metodologias ativas, só assim haverá um ensino com mais qualidade eresultados.