Este relato de experiência decorre sobre o dia a dia vivenciado na escola municipal Professora Salomé da Rocha Barros, localizada na cidade de União dos Palmares, Alagoas. O texto tem como objetivo descrever a imersão experienciada durante os sete meses em sala de aula, na disciplina de língua portuguesa, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O processo decorre de observações e intervenções para a melhora e desempenho das aulas ministradas, a observação com o intuito de inserir o estudante em formação docente nas realidades encontradas, podendo assim compreender as dificuldades do ensino público e intervir para entregar um retorno a nossa sociedade e assim agregar os estudos para o desenvolvimento da educação existente em nossa cidade. Durante as observações, foi possível testemunhar a dura realidade da educação pública a qual os professores precisam lidar e buscar meios para trabalhar, desde a burocracia existente no sistema de hoje, até salas com níveis exacerbados de discrepância no processo de aprendizagem de um aluno para outro. Com isso analisamos o quanto o jovem que busca a sala de aula como carreira profissional precisa se desdobrar e muito para atender de forma mínima as necessidades que os alunos têm e concluímos o quão importante os projetos que inserem o aluno em formação docente nessas realidades, diminuindo o estranhamento quando esse aluno se formar e assumir a sua primeira sala de aula.