O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa do governo brasileiro que visa aperfeiçoar a formação prática de professores por meio da vivência em escolas de educação básica e o objetivo principal do programa é fortalecer a integração entre a formação inicial de professores nas universidades e a prática docente nas escolas. A Residência Pedagógica tem como finalidade melhorar a qualidade da educação básica ao facilitar a conexão entre teoria e prática, estimular a reflexão sobre a prática docente e impulsionar a produção de conhecimento científico na área da educação. O presente trabalho tem como objetivo relatar a contribuição do PRP para a formação docente do residente a partir das vivências realizadas dentro da escola. As experiências vivenciadas com professor e os alunos em sala de aula possibilitaram ao residente um contato com o processo ensino-aprendizagem e com as práticas pedagógicas para a formação docente. Portanto, pode-se concluir que os resultados indicam que o PRP desempenhou um papel crucial no desenvolvimento profissional do licenciado, na sua formação docente e na aquisição de valiosas experiências em sala de aula. Essas experiências proporcionaram um contato mais profundo com o processo de ensino-aprendizagem, permitiram o aprimoramento no planejamento dos conteúdos das aulas e facilitaram a integração do ensino teórico com o prático.