Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, JOGOS EDUCATIVOS, MEDIAÇÃO DIDÁTICA Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107893
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 3978
    "titulo" => "PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, JOGOS EDUCATIVOS, MEDIAÇÃO DIDÁTICA"
    "idioma" => "Pôrtugues"
    "arquivo" => "667d93a454638_27062024133028.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 13:30:28"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDES NOBERTO DOS SANTOS FILHO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "fernandesnoberto5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107893
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 3978
    "titulo" => "PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, JOGOS EDUCATIVOS, MEDIAÇÃO DIDÁTICA"
    "idioma" => "Pôrtugues"
    "arquivo" => "667d93a454638_27062024133028.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 13:30:28"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDES NOBERTO DOS SANTOS FILHO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "fernandesnoberto5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.