O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação.