PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107893 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 3978 "titulo" => "PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, JOGOS EDUCATIVOS, MEDIAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Pôrtugues" "arquivo" => "667d93a454638_27062024133028.pdf" "created_at" => "2024-06-27 13:30:28" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDES NOBERTO DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "fernandesnoberto5@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107893 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 3978 "titulo" => "PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES COLABORATIVAS DO PIBID EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, oportunizou, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental, importantes vivências e reflexões aos discentes envolvidos. Dentre as atividades que fizeram parte das ações do Subprojeto, destacaram-se as desenvolvidas no cotidiano da sala de aula da escola parceira e que abrangeram o acompanhamento das aulas do professor supervisor, o planejamento didático-pedagógico de ações voltadas à experimentação de recursos didáticos e a experimentação de ações coparticipativas para a mediação de conteúdos geográficos. Diante da riqueza das práticas desenvolvidas, é que este trabalho objetiva explorar as propostas realizadas que contemplaram desde a elaboração de jogos educacionais até a utilização de recursos como mapas, vídeos e palavras-cruzadas. A equipe desenvolveu estratégias didáticas que resultaram em maior interesse dos alunos, compreensão dos conteúdos geográficos, interligação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, o que garantiu um aprendizado mais aprofundado e significativo. Com isso, o PIBID, ao fomentar a partir das vivências no espaço escolar, o entrelaçamento entre teoria e prática, proporcionou um espaço de reflexão e diálogo constante, enriquecendo a formação dos futuros professores comprometidos com a qualidade da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, JOGOS EDUCATIVOS, MEDIAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Pôrtugues" "arquivo" => "667d93a454638_27062024133028.pdf" "created_at" => "2024-06-27 13:30:28" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDES NOBERTO DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "fernandesnoberto5@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }