Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

USO DE AULAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107612
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2760
    "titulo" => "USO DE AULAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores. Este relato visa apresentar as experiências vivenciadas por dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Química no PRP, financiado pela CAPES, realizado entre junho de 2023 até março de 2024. A escola-campo de atuação dos residentes foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no Campus João Pessoa. Desse modo, apresenta-se todo o processo de atuação na escola-campo, analisando a percepção dos residentes com relação às atividades desenvolvidas ao longo do programa. O núcleo de bolsistas desse trabalho é composto por cinco discentes do curso de licenciatura em Química, orientados pela professora preceptora que é professora do quadro efetivo da escola-campo e um professor orientador do IFPB. Apesar dos desafios enfrentados, os resultados foram positivos, proporcionando um crescimento pessoal e profissional aos residentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2760_TB977_23042024080244.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON DE LEMOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonlemosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107612
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2760
    "titulo" => "USO DE AULAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores. Este relato visa apresentar as experiências vivenciadas por dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Química no PRP, financiado pela CAPES, realizado entre junho de 2023 até março de 2024. A escola-campo de atuação dos residentes foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no Campus João Pessoa. Desse modo, apresenta-se todo o processo de atuação na escola-campo, analisando a percepção dos residentes com relação às atividades desenvolvidas ao longo do programa. O núcleo de bolsistas desse trabalho é composto por cinco discentes do curso de licenciatura em Química, orientados pela professora preceptora que é professora do quadro efetivo da escola-campo e um professor orientador do IFPB. Apesar dos desafios enfrentados, os resultados foram positivos, proporcionando um crescimento pessoal e profissional aos residentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2760_TB977_23042024080244.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON DE LEMOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonlemosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores. Este relato visa apresentar as experiências vivenciadas por dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Química no PRP, financiado pela CAPES, realizado entre junho de 2023 até março de 2024. A escola-campo de atuação dos residentes foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no Campus João Pessoa. Desse modo, apresenta-se todo o processo de atuação na escola-campo, analisando a percepção dos residentes com relação às atividades desenvolvidas ao longo do programa. O núcleo de bolsistas desse trabalho é composto por cinco discentes do curso de licenciatura em Química, orientados pela professora preceptora que é professora do quadro efetivo da escola-campo e um professor orientador do IFPB. Apesar dos desafios enfrentados, os resultados foram positivos, proporcionando um crescimento pessoal e profissional aos residentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.